Projeto da Oficina

1. tema
Weblog´s: Aplicações pedagógicas

2. Justificativa
Diferentes pesquisadores têm se preocupado em analisar e descrever as possibilidades de uso dos blogs na educação. Em Davis (2004) pode-se encontrar uma relação de atividades a serem desenvolvidas por professores utilizando os blogs. Segundo a autora, os professores podem propor a criação de um blog para discutir livros lidos, expor suas idéias sobre determinados assuntos, escrever e discutir sobre notícias diárias e criar projetos em grupo, entre tantas outras.
Os blogs representam uma excelente oportunidade para educadores promoverem a alfabetização por meio de narrativas e diálogos. As características dos blogs, como o espaço personalizado que fornece, e os links dentro de uma comunidade on-line, criam um excelente contexto de comunicação mediada por computador para expressão individual e interações colaborativas no formato de diálogos e narrativas. Assim, os espaços de escrita eletrônica podem ampliar a motivação e ensinar habilidades do mundo real, como a narração de histórias, que eles denominam como narrablogs, o que oferece aos estudantes a possibilidade de verificar como trabalham os escritores, mas também é uma forma menos exigente para que os alunos e empenhem na criação de textos.

3. OBJETIVO
Promover a discussão das possibilidades do uso de blog na Educação, através de um trabalho cooperativo, oferecendo subsídios teóricos e práticos que permitam a reflexão sobre as possibilidades pedagógicas dessa ferramenta.

4. METODOLOGIA
* Inicialmente trabalharemos as expectativas do grupo em relação ao curso e os conhecimentos prévios sobre blogs;
* Aprofundaremos o conhecimento sobre blogs a partir de leitura de textos, de maneira colaborativa;
* Facilitaremos a visita a alguns blogs, observando o que há de relevante entre eles e pensando em suas potencialidades educativas;
* Estimularemos e orientaremos a criação de blogs;
* Concluiremos a oficina com uma breve avaliação da mesma.
KOMESU, Fabiana Cristina. Blogs e as práticas de escrita sobre si na Internet. In: MARCUSCHI, Luiz Antônio; XAVIER, Antônio Carlos. Hipertexto e gêneros digitais. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004.

0 comentários: